quinta-feira, 26 de abril de 2012

Dicas para viajar com seu animal de estimação.

Confira algumas dicas que selecionamos para ajudar você a programar suas férias e deixar seu animal de estimação confortável e seguro.

ANTES DA VIAGEM

- Coloque uma identificação com nome e dados para contato. Assim, se ele se perder, fica mais fácil de encontrá-lo. 

- Tenha em mãos uma indicação de um médico veterinário de confiança no local de destino. 

- Leve a carteira de vacinação caso a viagem seja de avião ou muito longa. 

- Nas viagens longas solicite orientação ao seu veterinário sobre os tranquilizantes indicados.

- Familiarize seu pet com a caixa de transporte. Coloque uma peça de roupa sua na caixa, assim ele sentirá seu cheiro e ficará mais tranqüilo.

- Evite as chances de enjôo. Tente não dar comida para o animal por cerca de 6 horas antes da viagem.

- Dependendo do tipo de transporte e da duração da viagem é interessante levar o brinquedo predileto do seu pet, artigos para limpeza, purificador de ar e limpa-carpete, comida, tigela para água e comida, colher, abridor de lata, colchão ou cama familiar.

- Verifique se o animal consegue entrar no carro com segurança. Caso ele não esteja confortável dê umas voltas perto de casa antes de começar a viagem. A dica é ir a um parque que ele já conhece para que ele associe o andar de carro com uma experiência agradável.

- Proteja seu animal contra possíveis lesões decorrentes de paradas ou desvios bruscos. Use a caixa de transporte ou cinto de segurança próprio para animais. Não utilize o cinto de segurança do carro. Esses equipamentos não apenas protegem o animal, mas também o motorista e os demais passageiros.


DURANTE A VIAGEM



- Antes de mais nada, tenha em mente que viajar com um animal de estimação deixa o percurso um pouco mais longo. Portanto, nada de ficar irritado quando seu amigo ficar inquieto e você precisar parar.

- Tente manter as caminhadas e a alimentação a que ele está acostumado. 

- Sempre coloque a coleira no animal antes de sair do carro e mantenha-o preso o tempo todo até voltar para o carro e fechar a porta. Vocês estão em ambiente desconhecido e o animal pode se assustar mais facilmente e fugir.

- Durante a viagem procure locais de parada em que animais são bem-vindos.

- Ao estacionar, procure um local com sombra e não deixe seu pet sozinho no carro. Eles podem ser roubados, entrar em pânico quando se vêem sozinhos em ambientes estranhos, além de ficar sob alta temperatura – em poucos minutos isso pode causar insolação e desidratação. 




PARA ONDE IR

No Guia Hotel In Site encontramos uma lista ótima de hotéis e agências de turismo que aceitam animais em viagens. De qualquer maneira é sempre bom ligar antes e confirmar as informações.


Há hoteis, resorts, e pousadas em todo o Brasil, é só pesquisar. Ou você também pode deixar seu pet com algum amigo ou vizinho de confiança e que você saiba que será bem cuidado.




Débora S. XD

Nenhum comentário:

Postar um comentário